Por que Agosto é o Mês do Cachorro Louco?

Bem vindo, Agosto! O famoso mês do desgosto, do cachorro louco. O que isso quer dizer? Preto Zica truta meu disse assim “mó fita, mó treta”, explicam os Racionais MCs. Confuso assim mesmo, ninguém sabe muito bem o que acontece com o último mês do inverno, mas a moral da história é que é bom ficar esperto.

Existe a história veterinária, de que de fato, os cachorros ficam loucos - algo envolvendo período fertil e a tal doença da raiva - existe a fé nos astros, no azar e, coinscidência ou não, o Triângulo das Bermudas dos meses tem algumas marcas históricas que não podem ser ignoradas. Mas, para nós, o que é uma paranoia a mais ou a menos, não é mesmo?

Massacre de São Bartolomeu

Agosto já começou a dar problema cedo, lá em 1572, com o Massacre da Noite de São Bartolomeu, na França. Um embate político, financeiro e, como tudo era ligado naquela época, religioso. Em uma noite, o rei e a igreja católica atacaram o crescente protestantismo deixando incontáveis mortos - há quem diga 2 milhões, há quem diga 70 milhões - embora a apuração nunca tenha sido precisa, o Massacre entrou na história como uma das maiores tragédias da história e em Agosto como um marco do início do desgosto.

A Primeira Guerra Mundial

No primeiro dia de Agosto de 1914 começou o estrago. Aquele erro que matou cerca de 10 milhões de pessoas, gastou toda a economia em equipamento bélico - gerando crise financeira na Europa - e, diga-se de passagem, foi o start para a futura segunda guerra mundial.

A morte de todo mundo que é legal

Marylin Monroe, Carmen Miranda, Charles Baudelaire, Elvis Presley, Frederico García Lorca, Euclides da Cunha, Eugene Delacroix, Neil Armstrong… ô Cachorro Louco, assim não tem como te defender.

Hiroshima e Nagazaki

Uma das mais tristes marcas da guerra ficou no Japão. Pesadíssima, a história das duas cidades submetidas a bombas nucleares é marcada até hoje pelas vítimas do episódio. Esse ano completam 70 anos que o ataque aconteceu e os hospitais nucleares ainda registram mortes resultante da radioatividade. Talvez o maior desgosto de Agosto.

Nascimento de Fernando Collor de Melo

Até hoje causando na política brasileira, o homem que falhou com o Brasil em tantos níveis que originou o movimento dos cara-pintada chegou aqui, regido sob o sol de Leão, no dia 12 de Agosto. Desnecessário, né? Ô Dona Leda Collor de Melo, custava ter aprumado melhor essa tabelinha?