Giro do Buda: Lollapalooza, Narcos, Banksy e Aquarius

Apertem os cintos e bora para mais um Giro do Buda com um apanhado das notícias quentes dessa semana!

Lolla 2017 nos preparativos

Talvez o festival de música mais interessante que rola no Brasil, a quinta edição do Lollapalooza acontece só em março do ano que vem, nos dias 25 e 26. Mas assim que acabou um, a equipe de organização já inicia a preparação do outro e a line-up 2017 já está ganhando forma. Até então, as atrações confirmadas: The Strokes, Metallica, Rancid, The Weeknd, The xx, Years and Years e os donos dos anos 80 na Inglaterra, Duran Duran. Bem legal essa mescla de novidades e alguns músicos das antigas. Prepare-se para colocar a mão no bolso, já que os ingressos do passaporte começam a ser vendidos no dia 12/09. Os valores variam de R$ 400 (meia) a R$ 920 (inteira, segundo lote).

 

Narcos 2.0

 "Spoiler"

"Spoiler"

E aí, já viram a segunda temporada de “Narcos” no Netflix? O que acharam? Depois de uma season de estreia sensacional, o Buda não ficou lá muito satisfeito com os rumos que tomaram a história, pra ser bem sincero. As coisas demoram pra se desenvolver, muita “encheção” de linguiça e pouca ação. Mas tudo com aquele tempero bem brasileiro que tanto gostamos, tudo muito bem produzido. Padilha demonstra bastante boa vontade e Wagner Moura é dos melhores atores que temos nesse país, quanto a isso não há mais dúvidas. Ainda que tenha sido inferior, pode-se esperar que essa season 2 foi preparando o terreno para as outras, já que a série foi renovada pra mais duas temporadas. Aí sim, as coisas prometem se desenrolar com mais precisão. Oremos.

 

Descobriram quem é o Banksy?

Então, tá rolando umas teorias muito loucas de que o controverso grafiteiro britânico Banksy, um dos grandes artistas da nossa geração e que mantém sua identidade escondida até hoje, é na verdade o fundador da banda Massive Attack, Robert Del Naja. Quem afirma isso é um jornalista inglês chamado Craig Williams, que diz ter ficado 5 meses investigando e analisando as evidências (ou coincidências?) que comprovam serem a mesma pessoa, como picos de criatividade de ambos os artistas, grafites do Banksy em cidades que o Massive Attack fez shows, alguns trabalhos com a mesma proposta – às vezes, solidária -, dentre outras questões.

Fica aí a dúvida se Banksy é mesmo Del Naja. Ou vice-versa. E se for, que puta cara talentoso, hein! A admiração só aumenta. No mês passado, o Massive Attack divulgou um videoclipe conceitual estrelado pela atriz Cate Blanchett. Dá uma olhada:

 

Brasil no Oscar. Agora vai?

Para um filme ser indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeira, funciona dessa forma: todos os países do globo podem participar e cada um deve escolher apenas um título candidato. Quem escolhe? Depende de cada país. No Brasil, o Ministério da Cultura forma uma comissão com profissionais ligados ao audiovisual para selecionarem o representante. Neste ano, 16 produções estão sendo analisados para depois baterem o martelo e escolherem o candidato brasileiro. Mas assim, nenhum deles teve tanta representatividade como o drama “Aquarius” (trailer abaixo), que foi ovacionado quando exibido em Cannes (link: http://www.rockandhonda.com.br/blog-do-buda/cannes-2016). No entanto, por conta dos protestos que a equipe do filme fez na França sobre o golpe no Brasil, está rolando um tipo de boicote na comissão. Alguns cineastas já tiraram o seu filme em apoio a “Aquarius” e membros abandonaram a cadeira porque a índole da comissão é duvidosa.

Sério, se não for “Aquarius”, o Brasil estará dando um baita tiro no pé. É a nossa chance mais palpável de figurar em Hollywood. O candidato brasileiro será revelado no dia 12 de setembro.

Valeu, até o próximo Giro!