O que aconteceu, Simone?

Intensa, provocativa e genial, Eunice Waymon adotou todos estes adjetivos quando finalmente decidiu se lançar na música e abraçar quem ela nasceu para ser. 

Quando Eunice escolheu viver quem ela realmente deveria ser, o mundo ganhou de presente uma das vozes mais poderosas do Jazz: Nina Simone. Dona de um domínio ímpar sobre o teclado do piano, Nina teve uma carreira dividida em alguns momentos, como mostra o documentário indicado ao Oscar (que aconteceu no último domingo) chamado "Whats happened, Miss Simone?", no qual retrata a carreira da lendária cantora americana. 

Além de ser inspirador, nos coloca em contato com o dia a dia da artista, nos permite ter uma visão triste dos conflitos pessoais dela e nos mostra o lado ativista dela, lutando pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos dos anos 60 ao lado de Dr. Martin Lhuter King Jr., Malcolm X e outros ícones da luta por direitos iguais.

Com 1h42 de duração, produzido e disponível pela Netflix, o documentário vale muitíssimo a pena. Segue abaixo, o trailer oficial.